Prof. Dr. Mario Otávio Batalha

Mário Otávio BatalhaMário Otávio Batalha, Engenheiro Químico e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Engenharia de Sistemas Industriais pelo Institut National Polytechnique de Lorraine (França). É Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Curso de Pós-Graduação em Gestão Agroindustrial. Foi professor convidado do Departamento de Agroeconomia e de Ciências do Consumo da Université Laval no Canadá. É pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais (GEPAI) da UFSCar. Foi coordenador do Núcleo Editorial da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e Diretor Executivo da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção (ANPEPRO). É pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Economia do Meio Ambiente, Agroalimentos, Transportes e Energia (CREATE) da Universidade Laval no Canadá. Palestrante nacional e internacional, é autor e organizador de 27 livros que tem o agronegócio como temática principal, tendo publicado cerca de uma centena de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Em 2008 o livro “Introdução à Engenharia de Produção”, do qual é autor e organizador, ganhou o prêmio Jabuti da Camara Brasileira de Livros de melhor livro na área de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática do Brasil.