Linhas de Pesquisa

O Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais – GEPAI, do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar vem atuando ativamente na formação de pessoal e geração de estudos e pesquisas ligadas ao Agronegócio. Os seus pesquisadores vêm atuando, de forma cooperativa com outras instituições de ensino e pesquisa, para o desenvolvimento de metodologias de apoio à tomada de decisão no Sistema Agroindustrial. Para isso, o Grupo tem contado com financiamento de várias instituições, nacionais e internacionais, para as suas pesquisas (CAPES, CNPq, FINEP, FAPESP, Banco Mundial, FAO, BID, etc). As atividades de pesquisa e extensão do GEPAI combinam ferramentas analíticas e operacionais advindas das áreas de economia, gestão e processos de transformação (tecnologias de produto e processo). Duas esferas de atuação do GEPAI podem ser distinguidas.

A primeira delas, de caráter microeconômico, pretende atuar no gerenciamento interno das unidades produtivas (planejamento e controle da produção, marketing, análise de custos agroindustriais, gerenciamento da empresa rural, qualidade, metodologias de desenvolvimento de novos produtos, e o segundo situa-se no nível mesoeconômico e aborda problemas tais como: logística e transporte entre as unidades produtoras (agricultura, agroindústria, distribuição), organização dos mercados agroindustriais, gestão tecnológica das cadeias agroindustriais, políticas públicas para as cadeias agroindustriais, segurança alimentar, entre outros.

Assim, o objetivo do GEPAI é gerar e difundir conhecimentos que permitam melhorias dos processos de gestão, especialmente aqueles aplicados às cadeias de suprimento agroindustriais e alimentares. Considerando que a configuração da cadeia de suprimentos e seu modelo de gestão são afetados, entre outros pontos, pelas especificidades de cada indústria, a competitividade da cadeia poderá ser também investigada sob uma perspectiva específica do seu setor de atuação. Desta forma, será objeto privilegiado de atuação dos pesquisadores desta linha o estudo, adaptação e o desenvolvimento de ferramentas e metodologias de gestão da competitividade, em variados segmentos dos sistemas industriais e agroindustriais, de cadeias de suprimentos e redes de empresas, podendo abarcar desde a produção de insumos, bens e serviços para produção industrial até o armazenamento, transporte, processamento e distribuição de produtos e/ou serviços deles derivados. Aspectos ligados a sustentabilidade são transversais aos vários temas desta linha de pesquisa.

[cb-jquery-faq]