Tese defendida no Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais (GEPAI) do DEP/UFSCar recebe prêmio de melhor tese de Administração Rural da SOBER

O estudo “Capacidade tecnológica em sistemas agroindustriais: proposição de índice e aplicação a empresas dos segmentos de trigo e leite”, de autoria da aluna do PPGEP/UFSCar Cláudia De Mori, recebeu o “Prêmio Conselho Federal de Administração”, concedido à melhor tese em Administração Rural. O Prêmio é concedido, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER por ocasião da realização de seus Congressos.

A entrega do Prêmio aconteceu no dia 24 de julho, no jantar de confraternização, durante o 50º Congresso da SOBER realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, ES.

O trabalho, orientado pelo Prof. Mario Otávio Batalha na área de concentração em Gestão de Sistemas Agroindustriais, teve como objetivo desenvolver um modelo de mensuração (índice) de capacidade tecnológica voltado a empresas do complexo agroindustrial. A elaboração do modelo de índice foi direcionada a empresas dos elos agropecuário e processamento industrial dos complexos agroindustriais do trigo e do leite. O modelo de índice proposto contempla cinco dimensões: (i) recursos, (ii) atualização tecnológica, (iii) processos e rotinas, (iv) mecanismos de aprendizagem e (v) articulação e acessibilidade. Para a análise de sua aplicabilidade, foram realizadas entrevistas em unidades agrícolas e agroindustriais dos segmentos estudados, totalizando 200 propriedades rurais e 19 empresas, demonstrando capacidade de identificar as diferentes capacidades tecnológicas das empresas pesquisadas e gerando informações importantes para a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria para estas mesmas empresas.